Que país é este? Diria o saudoso Renato Russo

Tão por pouco por 4 anos de miséria, insegurança
pública, descaso na Saúde, Educação e Lazer
       É uma pena que somos poucos politizados, ou semipolitizados, sim digo semi, porque sabemos o valor do nosso voto, que é ele que elege os políticos que vão dirigir nossas vidas públicas e pessoais, onde deveríamos valorizá-lo mais e não votar por intimidade ou simpatia, mas por caráter e dignidade do candidato.

      E torno a dizer que, somos semipolitizados, porque o mesmo poder do voto de eleger é o de destituir do cargo, utilizando-se do mecanismo, conhecido como referendo revocatório ou "recall" de mandatos, dá ao eleitor o direito de tirar o governante que não cumprir o programa apresentado durante a campanha eleitoral ou que perder a confiança da população.


       Mas quem conhece, no mínimo o Artigo 5º da Constituição Brasileira? Onde os termos determinam os nosso direitos constitucionais:
:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;


II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato (...)
Termo: XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático; (...)

      Ou quem já procurou ler sobre as reformas políticas? Para se informar o que esses pré-candidatos ou candidatos podem ou não fazer. E vários são os nosso direitos, mas como os desconhecemos. Não os exigimos e nos deixamos levar a "Deus dará"!


      E sobre as reformas políticas quem já leu? Talvez uma minoria tenha passado as vistas na parte que lhe interessa.

       É por isso que Renato Russo cantava "Que país é este?"

       Este é um país sem leis, não as conhecemos, achamos que elas não servem para nada. E quanto ao "voto"? O maior certificado de cidadania, podemos dizer que exercemos nossa cidadania plena?

     Que cidadãos somos nós? Que vendemos nossa cidadania por migalhas, em troca de favores individuais, e, ou, soluções imediatas aos nossos umbigos. Sem nos preocuparmos com a coletividade.

     Não somos uma pátria pacífica, mas sim, uma nação corruptora ativa, onde corrompemos os políticos, com nossas exigências individualistas, em troca de votos, tornando-os corruptos, para conseguirem pagar as contas que adquirem para comprar nossos votos com os recursos públicos, que deveriam ser usados na Saúde, Educação, Segurança, Lazer e Vida de qualidade aos "cidadãos"!

(Juno Brasil é escritor, jornalista redator profissional, especializado em Estratègia de marketing, pessoal político e eleitoral e concluinte de Letras e Literatura pela Uniasselvi)
Que país é este? Diria o saudoso Renato Russo Que país é este? Diria o saudoso Renato Russo Reviewed by Juno Brasil on 22:50:00 Rating: 5

Nenhum comentário

tempo em canaã dos carajás