Solicitantes de refúgio são liberados após dias de isolamento no aeroporto de Guarulhos

Governo mudou regra e impediu entrada de grupo que tinha autorização da PF para retorno.


Estrangeiros dormiram no chão e receberam pouca comidaCedida por Michael
Foi liberado, no início da noite desta quarta-feira (28), parte do grupo de solicitantes de refúgio que estava isolado em uma sala do aeroporto de Guarulhos, alguns há quatro dias. Os estrangeiros, de diferentes nacionalidades, foram proibidos de entrar no Brasil depois que retornaram de viagens a seus países de origem, por diferentes motivos.  Apos denuncia , o Ministério da Justiça voltou atrás e determinou a liberação do grupo.
Eles saíram do País com autorização da Polícia Federal para retornarem em até 90 dias, porém foram surpreendidos com uma nova normativa do Ministério da Justiça que exigia, além do protocolo de solicitação de refúgio, também um visto emitido no país de origem.
A advogada Patrícia Vega acompanhou a saída do grupo nesta quarta-feira ao lado do guineense Busna; todos passam bemCedida por Patrícia Vega
De acordo com o nigeriano Michael, de 24 anos, as 19 pessoas que foram liberadas hoje tinham o protocolo. O restante deve ter a autorização de entrada no Brasil emitida até amanhã. Michael, que vive em São Paulo há dois anos, conta que todos passam bem, apesar das péssimas condições que enfrentaram no Conector — sala do aeroporto onde ficam estrangeiros sem documentos, em um limbo judicial.
— Estamos muito felizes agora. Vou correndo encontrar minha namorada, que está me esperando em casa. Foram momentos muito ruins.
Fonte: R7
Solicitantes de refúgio são liberados após dias de isolamento no aeroporto de Guarulhos Solicitantes de refúgio são liberados após dias de isolamento no aeroporto de Guarulhos Reviewed by Juno Brasil on 10:20:00 Rating: 5

Nenhum comentário

tempo em canaã dos carajás