Prefeitura sorteia e treina ambulantes para o Carnaval 2017

O carnaval de Parauapebas chegou abrindo possibilidades de geração de renda e empregos temporários no município. Devido a quantidade excessiva de vendedores ambulantes, em Parauapebas, a prefeitura se vê obrigada a fixar um número e estabelecer regras ao promover festas públicas.

Ambulantes recebem treinamento da Semurb de Parauapebas

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) conta, atualmente, com 190 comerciantes cadastrados, dos quais 90, que trabalham com comida e bebida, irão trabalhar nos quatro dias do carnaval da prefeitura, que será aberto oficialmente na sexta-feira, 24, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), para no sábado, 24, dar início à grande festa na Praça de Ventos.

O sorteio foi realizado na terça-feira, 21, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). Serão 60 vendedores ambulantes de bebidas; 25, de comidas; e cinco, de coquetéis.

A ambulante Maria de Jesus, 72 anos, participa de festas públicas há anos e foi uma das sorteadas para trabalhar com a venda de alimentos durante os dias de folia. E, é claro, ela comemorou: “Estou feliz, pois as pessoas em Parauapebas conhecem meu trabalho, nunca tenho prejuízo”.

Os trabalhadores foram orientados pela Semurb sobre a postura a ser adotada durante as festas, bem como sobre a manipulação de alimentos, o uso do espaço e a comercialização de bebidas alcóolicas para menores de idade. Foram também orientados sobre práticas proibidas, como a venda de bebidas em vasilhames de vidro.

O secretário de Urbanismo, Edmar Cruz Lima, conversou com os trabalhadores durante a reunião e espera que as regras sem cumpridas: “Eu gostaria de pedir a colaboração de vocês no sentido de atender ao máximo dentro das condições que forem oferecidas, assim teremos uma festa boa para todos nós”.

Representantes dos Conselhos Tutelar 1 e 2 e da Vigilância Sanitária também participaram do encontro. Foi explicado aos presentes que, além da Semurb e da Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal (GMP) e a Polícia Militar também compõem a equipe de órgãos responsáveis pela fiscalização.

No total, 60 barracas foram instaladas na Praça de Eventos para dar condições de trabalho aos ambulantes que compõem a mão de obra que atenderá a milhares de foliões.

Para os próximos eventos públicos, serão realizados novos sorteios. Todos os trabalhadores cadastrados têm as mesmas condições de participar de qualquer evento realizado pela Prefeitura de Parauapebas, que ressalta a importância da valorização da mão de obra local para a geração de emprego e renda. Daí o empenho da prefeitura em oferecer uma festa tranquila e que fomente o desenvolvimento de sua população. (Texto: Jéssica Diniz – Fotos: Matheus Costa – Ascom/PMP)
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