O 15º “JECA TATU” DE PARAUAPEBAS CONSIDERADO UM ESPETÁCULO FOLCLÓRICO

HOJE É O ÚLTIMO DIA DO ANIMADO E GRANDIOSO FESTIVAL "JECA TATU"





Considerando na mídia como um dos mais organizados eventos folclóricos do Norte do Brasil e o maior festival junino da região sul e sudeste do Pará, o 15º Jeca Tatu, encerram hoje, domingo, 25, suas atrações, com a dança portuguesa Império de Lisboa de São Luis (MA) e show de Dona Onete, fenômeno da música em Belém (PA) e no Brasil, com um vasto repertório de boleros, carimbós e banguês.


A 15º edição do festival com intercâmbio cultural folclórico dos estados do Maranhão e do Para já está sendo considerado um grande sucesso, contagiando de alegria aos milhares de participantes do evento, nos ritmos paraenses e maranhenses.

O “Jeca Tatu” iniciou na última quarta-feira, 21, com a tradicional carroçada, com centenas de participantes que saíram da Praça Faruk Salmen, no bairro Guanabara e finalizou na Praça de Eventos, na Cidade Nova, onde foram recepcionados com queima de fogos e por um grande público, que assistiu concursos para escolha da Miss Caipira Gay, do Jeca, Miss Caipira, Casamento na Roça, quadrilhas mirins, apresentações de artistas locais e em especial ao show do Boi Bumbá da Maiobá, direto do Maranhão.


Durante todo o festival 21 quadrilhas participaram do desfile disputando o título nos três primeiros lugares nas categorias Caipira, Estilizada e de Salão: Explode Coração, Príncipe da Roça, Explosão Junina, Encanto Junino, Cabras da Peste, Morceguinhos da Roça, Os Matutos, Rabo de Palha, Moleque Doido, Revelação Caipira, Flor do Sertão, Os Caipiras, Tradição dos Minérios, Guerreiros de Fogo, Flor do Futucaí, Esplendor Junino, Coração do Sertão, Sedução Junina, Explosão de Cheiro, Jovens do Cangaço, Império de são João, Chapéu de Palha, Coração do Sertão, Guerreiros de Fogo e Paixão Junina.


Na quinta-feira, 22, além das apresentações das quadrilhas juninas, o show ficou por conta da Dança do Cacuria de São Luis (MA). Na sexta-feira, 23, o Tambor de Criola de São Luis (MA) animou os brincantes e participantes. E ontem sábado, 24 contou com a participação de oito quadrilhas juninas, com animação do ‘Boi de orquestra Encanto da Ilha’ de São Luis (MA) e show de Liah Soares de Belém do Pará.
Conforme a programação dos realizadores do festival, a Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) e Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a divulgação das quadrilhas juninas campeãs será nesta segunda-feira, 26.

O prefeito Darci Lermen também se contagiou com a beleza e repercussão desse festival e parabenizou a toda sua equipe municipal, ao secretário de Cultura Popó Costa e a Liajup, pela proposta de integração da cultura folclórica paraense com a maranhense, acentuando que esse intercâmbio cultural enriquece o folclore de Parauapebas, o que para ele é uma das razões do 15 “Jeca Tatu”, se destacar como um sucesso de grandioso espetáculo folclórico da região norte. (Por Juno Brasil - Fonte: Liliane Diniz/ Fotos-Bruno Cecim/Ascom-PMP)
O 15º “JECA TATU” DE PARAUAPEBAS CONSIDERADO UM ESPETÁCULO FOLCLÓRICO O 15º “JECA TATU” DE PARAUAPEBAS CONSIDERADO UM ESPETÁCULO FOLCLÓRICO Reviewed by Juno Brasil on 15:51:00 Rating: 5

Nenhum comentário

tempo em canaã dos carajás